Acordo Coletivo, cada ano uma guerra

A principal função do sindicato dos trabalhadores é a negociação dos Acordos Coletivos Trabalhistas com o setor patronal.

278

É claro que o SINDVIÁRIOS tem outras preocupações no que tange o trabalhador, como a manutenção de um local adequado de trabalho, as questões de assédio moral dos patrões em cima do trabalhador, a busca de convênios e facilidades aos associados, entre outros.

Mas é a batalha de cada ano no Acordo Coletivo que nossa direção se prepara.

Esse ano, preparamos um infográfico com os reajustes salariais de cada companhia e o índice do INPC (índice usado pelos patrões para avaliar a inflação) para mostrar a todas trabalhadoras e trabalhadores o nosso trabalho a cada ano.

Confira!

info_01

info_02

 

Como vocês podem verificar, em praticamente todos os anos tivemos reajustes acima da inflação.

Esses reajuste se dão por conta de uma direção séria e combativa, que defende os trabalhadores e uma categoria unida, que conhecem a direção do SINDVIÁRIOS e sabem que essa gestão briga pelos seus direitos.

Outra fator importante é que todos os índices são aprovados em Assembleias. Essa direção tem o hábito da democracia e são os trabalhadores que norteiam nossas discussões, seja em setoriais, reuniões preparatórias para o ACT ou, ainda, nas assembleias do SINDVIÁRIOS, com ampla divulgação à toda categoria.

Outra coisa que fica clara é que quando o ACT é definido nos tribunais, geralmente os trabalhadores saem prejudicados, como aconteceu em 2015 no ACT da CET São Paulo, que fomos discutir o reajuste no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e o juiz decretou aumento menor que o índice inflacionário.

É por todas essas circunstâncias que nossa direção convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras a participar de nossas assembleias, dialogando com nossa direção os melhores rumos que a nossa Campanha Salarial tomará.

Às vezes nossa direção recua um passo para que, no término da campanha, saia com um reajuste, no mínimo, justo a todos.

 

info_04