Acordo Coletivo da SERGET Assinado

Serão descontadas 5 parcelas referentes à taxa negocial, apenas para não sócios do sindicato

Conforme decidido em assembleia, a contribuição assistencial – taxa negocial – relativa ao ACT 2023 foi aprovada. Será aberto o período para entrega da carta de oposição ao desconto.

Veja como foi a negociação:

Salários – Conquistamos 4,18%

VR – Conseguimos 5,51%

VA – Conseguimos 11,77%

PPR2024 – Conquistamos 4,41% de aumento, indo a R$ 900,00

Mantivemos todas as demais cláusulas sociais

Agora que o acordo foi assinado, o prazo para recebimento da carta de oposição à essa contribuição começa às 08h00 da quarta-feira, dia 15 de maio de 2024, e se estende por 10 dias, ou seja, até o dia 24 de maio de 2024, às 17h00.

A carta deverá ser escrita de próprio punho, isto é, à mão – conforme o modelo – e deverá ser entregue pessoalmente em nossa sede, ou em uma das nossas subsedes de Santos ou Campinas.

Se você for da região da capital, a carta deverá ser levada à Rua Jesuíno Pascoal, 51 – Santa Cecília, São Paulo/SP – CEP 01224-050.

Se estiver na região de Santos, leve à Avenida Senador Pinheiro Machado, nº 22-24A, Centro Empresarial Real, conjunto 52 – Vila Matias, Santos/SP.

Se estiver na região de Campinas, Rua Padre José de Quadros, 60 – Pq. Industrial, Campinas/SP

Conforme consta em nosso acordo coletivo, o trabalhador cuja empresa fique em região distante dos endereços acima poderá enviar a carta por correio, com Aviso de Recebimento – AR, tomando o cuidado de fazer constar tanto no envelope quanto no próprio AR que dentro do envelope há uma CARTA DE OPOSIÇÃO À TAXA NEGOCIAL, sendo que o nome que conste no AR deve ser o mesmo da carta no interior do envelope, e apenas uma carta por envelope, atentando para que a data do carimbo dos Correios deve estar dentro do período estabelecido para a oposição. A sua cópia do AR será o seu protocolo de entrega.

Gostaríamos de esclarecer algumas dúvidas: os sócios do SINDVIÁRIOS estão isentos da mensalidade sindical durante o período de desconto da contribuição assistencial. Portanto, não haverá necessidade de envio de carta de oposição, pois não haverá um duplo desconto.

É importante destacar que o valor do desconto mensal será equivalente a somente 1% do salário base do trabalhador, em 5 parcelas consecutivas, a começar na folha de pagamento de junho de 2024.

Este comunicado atende à legislação trabalhista (Tema 935 – STF declara constitucionalidade da contribuição assistencial a trabalhadores não sindicalizados: “É constitucional, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição”.), mas o que deve prevalecer é sua consciência do quanto é difícil negociar para que sejam mantidas as conquistas de vários anos, além de, no mínimo, garantir a inflação, sendo que em várias empresas conseguimos reposição de perdas do período da pandemia. Considere que todo trabalho exige esforços e gera custos, e esses custos devem ser arcados pelos trabalhadores alcançados pela negociação, sendo inaceitável que somente os sindicalizados paguem para que todos recebam o que foi negociado.

Tenha em mente que o sindicato negocia pelo conjunto dos empregados, não por um isoladamente, mas sempre estamos à disposição para auxiliar cada trabalhador em sua demanda específica.

O desejo do sindicato é de sempre ampliar os benefícios aos associados, mas é quase impossível sem recursos financeiros.

Nos últimos dois anos convocamos os sócios para analisarem as contas da entidade, exatamente para saberem onde é usado o valor arrecadado, além de opinarem sobre em que empregar o dinheiro no ano seguinte. Isso será feito novamente no final deste ano, esteja presente.

Temos aberto nossa sede para que os trabalhadores, sindicalizados ou não, participem das assembleias de formação de pauta para discussões durante as negociações dos acordos coletivos.

Claro que temos muito a inovar, por isso sua participação é importante.

Se você considera justo fazer oposição à taxa, é um direito seu, mas jamais se esqueça de que os benefícios são extensivos a todos os trabalhadores alcançados por esta entidade sindical.

Associe-se e ajude o sindicato a ajudar você!