Até quando a administração pública vai fingir que não há risco em nossa atividade?

Direção do SINDVIÁRIOS se solidariza com a agente Tânia e parabeniza o agente Jean e toda equipe

Na manhã desta quinta-feira, 04/07, por volta das 06h50, a agente de trânsito Tânia foi covardemente agredida por um infrator de trânsito que demonstrou seu desprezo pelas leis (e pelas mulheres), nas mediações da Av. Carlos Caldeira, em São Paulo (acreditem é na avenida da reversível do prefeito, lembram da confusão e das transferências?).

A notícia nos deixa triste, com raiva e, também com sensação de impotência. Não foi a primeira e, infelizmente, não será a última agente a ser agredida no exercício regular de sua função.

A imprensa, infelizmente, não ajuda. Constantemente aparecem matérias sensacionalistas contra a nossa função que é de segurança pública, prejudicando nossa imagem, criando a falácia que somos a indústria da multa e que ganhamos para autuar aqueles que descumprem código de trânsito. Mentira contada diversas vezes, quase que diariamente, e que a administração pública não se preocupa em pedir o direito a retratação.

Conquistamos, recentemente, o reconhecimento que nossa atividade é perigosa (Lei 14.684/2023), mas a regulamentação ainda tramita na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística – CNTTL indicou, através da Central Única dos Trabalhadores – CUT, nosso diretor de finanças e administração, Michel Costa, para compor o grupo de trabalho que irá ajudar na discussão da regulamentação.

Mas, o que parece, é que a administração pública finge que não há risco em nossa função, esperam a regulamentação, sentados em suas cadeiras confortáveis e, ao invés, de incentivar esse reconhecimento, se preocupam em retirar nossos direitos e conquistas nas negociações dos acordos coletivos.

Embora tenhamos muitos adversários para vencer, é certo que todos nós, trabalhadores e trabalhadoras das empresas de trânsito, somos uma família e o agente de trânsito Jean e sua equipe demonstraram hoje que mexeu com um, mexeu com todos. A direção do SINDVIÁRIOS está junto e podem contar conosco para o que der e vier, vocês, são heróis.

Juntos somos mais fortes.