CET SP: Manchete sensacionalista do Jornal Agora expõe trabalhadores a risco de Agressões

Entraremos em contato com a direção da CET e informaremos sobre o nosso inconformismo e preocupação com a veiculação desta matéria

162

No dia 19 de setembro, a prefeitura de São Paulo anunciou o “Programa Trânsito Seguro”, que visa reduzir acidentes principalmente com pedestres.

A forma como esse programa foi veiculado no jornal Agora, com a manchete sensacionalista “Prefeitura manda marronzinhos multarem mais” coloca nossos Agentes de trânsito em risco de agressões verbais, físicas ou algo até algo pior.

Essa atitude, infantil e descabida do jornal, joga os Agentes de Trânsito contra a população, fomentando ainda mais a rivalidade que existe em uma sociedade desinformada e que acha que a ação dos agentes se resume em aplicar penalidades, a chamada “Indústrias das Multas”.

Entraremos em contato com a direção da CET e informaremos sobre o nosso inconformismo e preocupação com a veiculação desta matéria, solicitando que a Prefeitura, a Secretaria de Transporte e a CET, entre em contato com o jornal Agora e solicite maior esclarecimento e correção do texto.

Na matéria, o secretário de transporte, Sérgio Avelleda, disse que a intenção não é aumentar a arrecadação de multas, mas a ordem é para que os Agentes fiquem mais atentos às infrações. No nosso ponto de vista, isso é um contrassenso.

Imaginamos que o secretário já saiba da atenção de nossos agentes no cumprimento de todas as suas funções, nos levando a crer que a frase utilizada foi colocada no jornal fora de contexto, como é de praxe na imprensa.

Ficaremos atentos quanto a futuras declarações e esperamos, também, que esse programa não sirva como pretexto para que alguns chefes e supervisores afim de se auto promover, assediem moralmente os nossos trabalhadores, com cobranças veladas de autuações, como já ocorreu em tempos não muito distantes. Estamos de olho e contamos com a denúncia da nossa categoria.

O SINDVIÁRIOS tem publicado diversas matérias, sensibilizando nossa categoria e cobrando mais investimento do poder público para melhorar as condições de mobilidade na cidade de São Paulo. Todos sabem que não são autuações que resolverão os problemas do trânsito de São Paulo e sim investimentos no Transporte Coletivo, melhorias nos semáforos da cidade, a contratação de mais agentes de trânsito via concurso público e um plano de curto, médio e longo prazo de cidade sustentável, com criação de polos empresariais e industriais nos grandes centros periféricos, gerando assim empregos perto de onde o trabalhador mora para que ele não tenha que se deslocar a cidade inteira.

 

Concurso Público

Por mais que vejamos o esforço do presidente da CET em realizar concurso público, a declaração do Secretário de Transporte deixou claro a não intenção de realizá-lo. Jogou um balde de água fria na categoria.

A administração municipal tem que entender que o concurso é uma necessidade urgente para a prestação de um bom serviço à população. Vamos continuar cobrando, pois a falta de pessoal, afeta diretamente nossa qualidade de vida!!!