CRE – Conselho de Representantes de Empregados

No 2º capítulo de nossas matérias especiais sobre as representações, falaremos sobre o CRE

250

CRE-CET, é a sigla que especifica o Conselho de Representantes de Empregados da CET e foi criado oficialmente através da lei 10.731/89 e decretada pela então prefeita Luiza Erundina, sua função é basicamente servir como primeiro referencial de contato das trabalhadoras e trabalhadores.

Este órgão de representação atua como uma OLT – Organização por Local de Trabalho, devendo absorver as demandas de pequeno e médio porte de cada área da companhia.

Questão de escalas, equipamentos de trabalho, conflitos, inobservância de regras e normas da companhia, abusos das chefias, desvios de função, dentre outras, devem ser encaminhadas a este conselho.

Contudo é preciso atenção, o CRE atua no campo organizacional e fiscalizatório com o intuito de buscar diálogo e entendimento, tudo aquilo que for acima dessa competência, casos mais graves que exijam atuação legal, problemas relacionados a saúde e segurança, devem ser registrados e encaminhados a CIPA, DR e SINDVIÁRIOS!

Atualmente, o CRE é composto por apenas 11 membros, já que a empresa, tentou de todas as formas implantar a nova lei trabalhista, o que praticamente extinguiria está representação, porém, o SINDVIÁRIOS e membros do CRE, buscaram o Ministério Público e conseguiram um acordo para manter esta instância com um número adequado de representantes, já para as próximas eleições.

Então, sempre que tiver uma demanda de pequeno ou médio porte em sua área, procure imediatamente o CRE. Abaixo, disponibilizamos o telefone do atual presidente do CRE, George Kalfoglou, clique aqui.

Em nosso próximo capítulo da série, falaremos sobre a DR – Diretoria de Representação dos empregados. Restou alguma dúvida, clique aqui e fale com o SINDVIÁRIOS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Digite seu nome