Em 2016, com a redução de velocidade nas marginais, o número de mortes nas marginais Tietê e Pinheiros caiu 57,14%. Esse foi o dado divulgado pelo site da CET, retirado do ar ontem, dia da implantação das novas velocidades. Fica a pergunta. Por quê?
A desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva considerou que o aumento ou redução da velocidade das marginais não diz respeito exclusivamente à segurança no trânsito e não representa “retrocesso social”. Para ela, é preciso tratar o caso “como providência que reflete na qualidade de vida dos usuários das marginais, de outras vias públicas de São Paulo que a ela se interligam e na fluidez do trânsito”. A decisão cabe recurso e será feito, segundo informa a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, sem esquecer que a ação deverá ser julgada por mais dois magistrados.
O SINDVIÁRIOS se preocupa, principalmente, com o seu corpo operacional envolvido nesse programa ‘Marginal Segura”.
Existem relatos de falta de bom senso da administração ao deslocar trabalhadores e trabalhadoras para as marginais, sem levar em conta a distância entre a residência e o novo local de trabalho, vácuos deixados em outras áreas da cidade, causando ainda mais sobrecarga aos que ficaram, sem esquecer de como ficará o espaço físico, armários, chuveiros, sanitários, segurança e limpeza entre outras coisas, dos Pátios das Marginais.
Pensando nisso, proporemos às representações que façamos uma vistoria conjunta nestes pátios e que todos os representantes do SINDVIÁRIOS, CRE, DR e CIPA, relatem os possíveis problemas gerados nas demais áreas.
É fato, que a falta de concurso público, há mais de 9 anos, aliada com esse remanejamento de pessoal, implicará ainda mais desgaste físico e psicológico nos trabalhadores e trabalhadoras, revelando ainda mais a necessidade urgente de concurso público na CET-SP.
#ConcursoPúblicoCET #AgenteNasRedes #SINDVIÁRIOS