JUNTOS: Sem solução por parte da gerência da GET SE, SINDVIÁRIOS faz denúncia ao MP

Além da denúncia realizada ao MP, pedimos fiscalização ao SRTE para agilizar a resolução do problema

No último dia 17/12, o SINDVIÁRIOS, o CRE, a DR e a CIPA estiveram na GET SE, áreas administrativas, verificando e apurando denúncias de altas temperaturas nos locais de trabalho.

Pedimos o acompanhamento do DSS, para que fosse feito uma medição oficial no local, porém, isso não ocorreu, já que o mesmo não dispunha, no momento, dos equipamentos necessários.

A alegação do DSS é que o técnico de segurança estava em outra atividade. Ele foi destacado de urgência para o local. Vale ressaltar que o SINDVIÁRIOS, na sexta feira dia 14/12, entrou em contato com o departamento e agendou a vistoria.

No local, ouvimos os trabalhadores e percebemos o quanto a situação é crítica, principalmente entre as 14h e 16h, quando o sol bate na parede de madeira do local.

É vexatória a situação do local, trabalhadores tiveram que trazer ventiladores de casa para suportar o calor, mesmo assim, é quase impossível permanecer no local.

Procuramos o gerente interino para conversar sobre o assunto e dentro de sua sala, com ar condicionado, a gerência deixou claro que medidas paliativas, como realocar os trabalhadores em outros locais climatizados ou dispensar os trabalhadores no pico da alta temperatura seria IMPOSSÍVEL. Porém se prontificaram a encaminhar documentação às áreas necessárias para aquisição de equipamentos de climatização.

Como este problema já persiste há anos e até o momento nada foi feito, a direção do SINDVIÁRIOS decidiu fazer denúncia no Ministério Público do Trabalho e pedir fiscalização na SRTE para agilizar e resolver de vez esta situação.

As demais representações concordaram com a decisão e continuarão atuando internamente.