Outubro Rosa

O lema escolhido para este ano evoca a necessidade de diálogo para a prevenção, pois a mortalidade da doença decai drasticamente quando ela é detectada em seus estágios iniciais

31

“Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” Tal é o lema da campanha deste ano do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate contra este que responde cerca de 25% dos novos casos de câncer todos os anos. Apenas este ano são esperados cerca de 58 mil novos casos da doença.

O lema escolhido para este ano evoca a necessidade de diálogo para a prevenção, pois a mortalidade da doença decai drasticamente quando ela é detectada em seus estágios iniciais, o que ocorre quase sempre por via do autoexame que a mulher deve fazer regularmente.

80% dos casos de câncer de mama acometem mulheres com mais de 50 anos. O monitoramento médico , que é garantido pelo SUS, é recomendável para mulheres acima dos 35 anos, salvo em casos de ocorrência familiar ou outro fato relevante.

É importante destacar que além de fatores genéticos e hereditários comumente associados ao desenvolvimento da doença, fatores ambientais e comportamentais podem contribuir para o seu surgimento.