PCCS – Plano de Cargos, Carreira e Salários #CETSP

Em reunião com bancada patronal, pudemos defender e sanar dúvidas da proposta das trabalhadoras e trabalhadores

2076

O PCCS, Plano de Cargos, Carreira e Salários, por mais polêmico que o assunto seja, especialmente em uma empresa sujeita a alto nível de interferências políticas, como é o caso da CET aqui em São Paulo, não podemos deixar de debater.

Conscientes das vaidades, esperanças e angústias, os órgãos de representação dos trabalhadores (Associação dos Advogados da CET, CIPA, CRE, DR e SINDVIÁRIOS), em reunião na entidade sindical, formularam uma proposta única para a reformulação de nosso PCCS, estagnado há anos.

Apesar de o encaminhamento dessa proposta ter sido feito por meio de ofício do SINDVIÁRIOS à CET, todas essas entidades de representação assinaram, demonstrando nosso compromisso, unidade e organização, e, claro, com conhecimento dos pontos mais críticos que devem ser mudados.

No dia 27 de fevereiro, terça-feira, em reunião da Comissão, instituída pelo ato do Presidente da CET, tivemos a oportunidade de defender e sanar as dúvidas pertinentes apresentadas pela bancada patronal.

Além disso, recebemos o retorno de que a CET já tabulou as propostas dos responsáveis pelas áreas, juntamente com as propostas das representações, e está revisando as Matrizes de Competências. Ficou decidido que a evolução por antiguidade será aplicada novamente neste ano, mas a forma de avaliação da evolução por mérito será reformulada.

A prova de certificação será aplicada após o levantamento do quadro real de necessidades para cada cargo e as posições necessárias em cada um. Devemos lembrar que a elaboração deste novo PCCS visa à valorização dos profissionais da CET, com regras claras e de fácil compreensão.

Nossa visão é minimizar a subjetividade, para que trabalhadores não se sinta prejudicado com a sua implantação e ao longo de sua operação contínua e perene.

Estabelecemos essas premissas de forma harmônica, enxergando-as como uma oportunidade para continuar defendendo e justificando a existência da CET. Diante da modernização e simplificação do PCCS, é necessário eliminar qualquer obtusidade existente e garantir que o crescimento nas carreiras seja uma questão natural, como deve ser a vida laboral de qualquer trabalhador.

Como celetistas na CET, a CLT é precisa quanto à isonomia de tratamento entre todos os envolvidos nos processos de evolução em suas carreiras. Estamos em consonância com as propostas, ações, discurso e representatividade.

Em breve, faremos uma live das representações para esclarecer dúvidas. Por favor, aguardem a divulgação.

Reno Ale
Presidente do SINDVIÁRIOS