Primeira Reunião com EMDEC em 2024 #PCCS

Em reunião diretores do SINDVIÁRIOS ouviram gestão EMDEC

No dia 09 de janeiro de 2024, estivemos em reunião entre a gestão da EMDEC e os representantes do SINDVIÁRIOS, continuando a discussão sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários, PCCS.

Inicialmente, foi abordado o fato de a comissão de revisão do PCCS ter rejeitado as propostas da empresa, recomendando a implementação do plano elaborado pela própria Comissão. Os gestores da empresa informaram que, devido à incapacidade financeira de implementar o PCCS proposto pela Comissão e à inexistência de um consenso, estão avaliando a possibilidade de contratar uma empresa especializada para elaborar o PCCS.

Como ainda é uma possibilidade em avaliação, a gestão não se comprometeu a estabelecer prazos. No entanto, depreendeu-se que esse não é um processo de curto prazo, demandando uma licitação para contratação da possível empresa especializada.

A direção do SINDVIÁRIOS questionou o fato de, a segunda proposta de PCCS da empresa, ser pior do que a primeira em termos financeiros, com uma redução de mais de 3 milhões de reais nos valores aplicados. A gestão apresentou a argumentação de que, na primeira proposta, basearam-se na tabela proposta pela Comissão de Revisão do PCCS, e na segunda proposta, alteraram a Tabela Salarial da forma que consideraram mais pertinente.

Para o SINDVIÁRIOS não faz sentido piorarem uma proposta, que não foi aceita, inviabilizando, totalmente, a aceitação da proposta, isso sem falar nos problemas estruturais, de natureza financeira, que a empresa precisa contornar para apresentar uma proposta viável aos trabalhadores da EMDEC.

Na reunião, também foi debatida a avaliação de desempenho da EMDEC. A gestão foi questionada sobre o motivo de não aderirem às sugestões da comissão do PCCS com relação à Avaliação de Desempenho.

A resposta foi de que não era possível a incorporação para a avaliação ocorrida em 2023 por inviabilidade burocrática. No entanto, algumas sugestões serão incluídas.

Os diretores presentes do SINDVIÁRIOS afirmaram a importância da elaboração e efetiva implementação de um PCCS que realmente possibilite a evolução dos trabalhadores na carreira e que reduza a subjetividade das Avaliações de Desempenho.

A gestão da EMDEC concluiu suas colocações, informando que seguirá na análise da viabilidade da contratação em empresa especializada na elaboração de PCCS para empresas públicas.

Por parte da nossa direção, concluímos informando que, internamente, discutiremos ais ações que serão tomadas na defesa dos direitos dos trabalhadores.