Revista QAP / Você sabia? Reajuste Salarial

Anualmente é feito um reajuste no salário dos trabalhadores, de acordo com os números da inflação e uma série de reivindicações que os sindicatos realizam

185

 

A palavra reajuste significa ato ou efeito de reajustar, restabeler o equilíbrio. Ou seja, quando falamos em reajuste salarial, pretendemos regularizar e deixar nossos salários em equilíbrio com a inflação.

Anualmente é feito um reajuste no salário dos trabalhadores, de acordo com os números da inflação e uma série de reivindicações que os sindicatos realizam.

O reajuste salarial é realizado anualmente em nossa data-base, que é estipulada no 1º dia do mês acordado. Se ele diz que a data-base cai em maio, por exemplo, quer dizer que o reajuste salarial da categoria passa a valer a partir do dia 1º de maio.

É possível que o acordo ou a decisão judicial sobre o reajuste ocorra depois da data-base. O que obriga o empregador a pagar a diferença retroativa nos meses entre a data-base e a homologação do dissídio é o fato do sindicato, em questão, consiga garantir a data-base.

Por isso, na primeira rodada de negociação, a primeira coisa que nós fazemos na mesa, é garantir a data-base.