O Samaritano foi o vencedor da licitação do Plano médico, em 2018, e após o SINDVIÁRIOS denunciar descumprimento de alguns itens do edital por parte do Samaritano, a EMDEC acabou não assinando o contrato.
Com isso, conseguimos manter a Unimed operando por mais dois anos. Após ajustar os itens pendentes, o Samaritano entrou na justiça pleiteando a contratação.
Diante da recusa da Unimed em renovar o contrato alegando prejuízo financeiro, a EMDEC procurou o Samaritano e após acordo fechado, que encerrará o processo judicial e assumirá a operação do plano médico dos trabalhadores e trabalhadoras.
Cabe lembrar que o nosso acordo coletivo, por uma questão legal, não pode constar a exclusividade de uma certa operadora de plano médico, e, que a EMDEC como empresa pública, periodicamente, precisa licitar os seus contratos dentro dos prazos legais, o que não é diferente na contratação de um plano médico.
A nós, cabe exigir qualidade nos atendimentos, preço justo e pagável para os trabalhadores e trabalhadoras.
Diante dessa nova contratação, que passará a operar em 29 de fevereiro de 2020, ficaremos de olho para que os trabalhadores, trabalhadoras e dependentes não sejam prejudicados.
Independente da operadora, teremos que fiscalizar o cumprimento do edital de licitação.
Esperamos que o Samaritano cumpra com suas obrigações contratuais, caso descumpra, cobraremos da Emdec.
Continuaremos acompanhando de perto todo esse processo.
Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão, procure nossos diretores e delegados sindicais que estão sempre à disposição.