Já tivermos caso de suicídio na CET São Paulo, com um funcionário do PAT CARRÃO e até o momento não temos notícia se houve apuração no inquérito policial ou se a SINDICÂNCIA INTERNA, se houve, apurou responsabilidades.
O Sindviários está preocupado com a saúde mental dos trabalhadores, em com possíveis casos de assédio no ambiente de trabalho que podem vir a contribuir com o adoecimento mental dos trabalhadores.
O Silêncio que prejudica.
Existem várias formas de assédio que muitas empresas se utilizam para pressionar o trabalhador, como penalizar quem entrega atestado médico com transferências contra a vontade do trabalhador, sem que este tenha pedido BTE, ou frases como não se sindicalize, não aponte erros na gestão, não critique o tempo trabalhado ou condições de trabalho.
Os colegas que assistem as humilhações e ameaças que se repetem em muitas empresas durante a jornada, muitas vezes optam pelo silencio, quer por medo ou incerteza quanto ao futuro, o trabalhador vítima desta situação frequentemente é alvo de chacota, discriminações, constrangimentos nas avaliações, desqualificações sistemáticas e assédio moral.
Muitos ainda reproduzem os atos da chefia, ficando indiferente ao sofrimento alheio.
DENUNCIE.
O sindicato irá tomar as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis, oferecemos apoio e orientação nestes casos.
10 de setembro é considerado o DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.
O sindicato, através da sua diretoria de Saúde tomará as medidas necessárias para resguardar o trabalhador(a).
Nos procure.
Juntos somos fortes.