Nossa ação cautelar com antecipação de tutela, com entrada no dia 05/05 e com liminar garantida no dia 06/05, para o reconhecimento de nossa data-base em 01º de maio e o reconhecimento de nosso ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, portanto, desde o início de maio estávamos assegurados por essa liminar.
É bom ressaltar que a CET, junto com a Prefeitura de São Paulo, tentaram derrubá-la, sem êxito.
Por lei coube a nós, no prazo de 30 dias, darmos entrada com a ação principal para ser julgada pelo Pleno do Tribunal. Nesta fase a ré (CET), também teve prazo para contestar nossas alegações e se defender diante da Justiça do Trabalho.
A ré preferiu atacar o SINDVIÁRIOS e os trabalhadores e trabalhadoras, chamando-nos de oportunistas por conta da crise.
Felizmente, o Pleno do Tribunal validou a liminar, julgando procedente nossa ação principal e, ainda, foi ao ponto mais importante, manter a data-base e o nosso ACT, até que tenhamos negociado um novo acordo ou julgado pelo Tribunal.
E se não fosse o SINDVIÁRIOS?
Trabalhadoras e trabalhadores, imaginem se nosso ACT tivesse sido extinto? Alguém consegue imaginar qual seria nossa situação agora?
Lembrem-se, este acordo regulamenta nosso convênio médico e odontológico, os valores do vale refeição e alimentação, nossos adicionais de férias e noturno, remuneração de horas extras, verbas rescisórias e toda a grade salarial, faltas justificadas, jornada de trabalho e escalas.
Se perguntem, como seria a nossa vida, estando empregado e sem garantias?
Esta tentativa de golpe contra as trabalhadoras e trabalhadores da CET, por parte da gestão Bruno Covas não deu certo, desta vez.
Nosso norte, independente de Governo
Tenham a certeza, não foi a primeira vez que agimos assim e não iremos modificar nossa forma de agir.
Continuaremos buscando o diálogo, a negociação persistente, o bom senso, a preocupação com a coisa pública, a transparência das nossas ações, a resiliência para não ceder às pressões e, principalmente, o respeito com toda a nossa categoria.
É ela que é o nosso norte.
Isso não é garantia de vitória, porém, agir de forma correta diante da conjuntura garante os nossos princípios. O motivo para qual fomos eleitos e dirigimos a nossa casa.
Agradecemos a nossa diretoria jurídica, seu trabalho intelectual, seu empenho e dedicação à nossa categoria.
SINDVIÁRIOS MAIS FORTE!
Estamos, sempre, de prontidão e não se enganem, somente unida que temos uma categoria forte, informada pelos seus órgãos de representação. Não acreditem na rádio peão e fofocas.
ASSOCIE-SE
Trabalhadora e trabalhador, toda essa ação é objeto de nossa atuação, o sindicato é a sua única arma e a garantia dos direitos. Isso só acontece de maneira coletiva e organizada. Associe-se, fortaleça a sua luta.
Um departamento jurídico forte, uma comunicação eficiente e, também, convênios que atendam você e sua família só é possível através da sua associação.
No mais, hoje é dia de comemorar. Uma decisão de extrema importância para todos e todas que estão empregados na CET.
Reno Ale
Presidente do SINDVIÁRIOS